sábado, 18 de fevereiro de 2017

Ufa...

Um dia você cansa

Ronaldo Magella 18/02/2017 – jornalista, professor, escritor

A gente cansa, um dia, uma hora, um momento, cansa pelo tempo, do tempo, cansa de lutar, cansa de esperar, cansar de sonhar, cansa, apenas isso.

Uma amiga me conta, estou cansada, casada há dez anos, não é o tempo, é a falta de atitude, isso me cansa, cansa repetir as coisas, esperar mudança, cansa não ser percebida, notada, sentida, cansa me doar sozinha, puxar a relação como um fardo, cansa a falta de magia, de ilusão, de sorrisos, cansam as brigas, as reconciliações, cansa.

Tenho a leve sensação de que, toda mulher gosta de ser reconquistada, viver como se fosse a primeira, sentir o coração pulsar, acelerar, bater mais forte, aquele nervoso do primeiro encontro, a sensação do primeiro beijo, a alegria dos primeiros encontros.

Claro que isso só acontece uma vez, mas penso que é possível provocar sensações, arrepiar, abrir sorrisos, despertar emoção, fazer sentir novas velhas coisas outra vez e sempre. 

Os homens, bem, os homens, parece que pra conquistar uma mulher jogam na primeira divisão, com força, se mostram, parecem interessantes, envolventes, inusitados, nossa,  e como mulher gosta do surpreendente, do novo, da surpresa, mas os homens, bem os homens, depois da conquista vão pra o banco de reserva, não importa mais o jogo, a partida, descansam e morrem, se tornam indiferentes.

Para as mulheres o jogo continua, enquanto os homens esquecem a bola, elas ainda querem jogar, eles cansam cedo, rápido, elas insistem, permanecem querendo, mas ao poucos vão percebendo que estão sozinhas na partida e vão cansando.

No amor, numa relação, não existe jogo ganho, o namoro é o treino, a conversa estabelece as regras, a convivência é a partida, e esta nunca termina, não pode haver vencendo, é preciso sempre haver empate, melhor pra os dois, todo mundo ganha.  

Arriscaria dizer que a maioria das relações continua por comodidade, falta de coragem, medo, segurança financeira, estabilidade econômica, filhos, família, mas amor mesmo, paixão, emoção, já não pesam mais no contexto.

Arriscaria ainda dizer, se se perguntar a mulher se ela é feliz no casamento, ela talvez  até diga que sim, sou, mas ele não é o homem da minha vida, a gente vive bem, gosto dele, mas não é amor, podem até responder. 

E até disso a gente cansa, de procurar amor, de querer vida, de deseja sentir, o tempo faz a gente cansar até dos nossos sonhos, muitos de nós, nos sentimos desmotivados e inseguros, cansados da repetição, da luta, do trabalho, da conquista e nos deixamos ficar como estamos, cansados. 




Nenhum comentário:

Postar um comentário