terça-feira, 1 de março de 2016

Por que os pais não deixam seus filhos crescerem?

Por que os pais não deixam seus filhos crescerem?
Ronaldo Magella 01/03/2016

Uma amiga reclama, meus pais não me deixam crescer. Minha mãe pensa que tenho cinco anos de idade. Me proíbem de tudo, fazem marcação cerrada, atrapalham a minha vida, não me deixam ter liberdade, não acreditam em mim, acham que não tenho capacidade pra nada, duvidam de mim, que não sou capaz de viver minha vida de verdade.

Ela me desabafa.

Acho que os pais são quase todos assim, eles têm isso em comum, sempre acham que seus filhos são crianças, apesar da idade. Muitos chegam até sabotar a vida dos filhos, impedindo que eles crescem, se afastem, tomem decisões madura e sigam o seu próprio caminho.
Claro, há os pais indiferentes, os bacanas, os omissos, os presentes, os ausentes, os chatos, os legais, mas em sua grande maioria os pais impedem os filhos de crescerem.
É o que uma amiga me conta, que a sua vida não anda, caminha, e seus pais são o seu principal obstáculo.

Ela me diz que seus pais têm medo de que ela sofra, se perca, faça coisas erradas e inconsequentes, me fica a pergunta, como os filhos vão crescer não aprenderem a caminhar sozinhos e tomar suas próprias decisões?

Pais opressores e possessivos, acredito, sofrem mais.

Não tem como impedir o crescimento de ninguém e prender os filhos não evita que eles sintam e pensem e um dia cheguem a realizar o que gostariam e querem pras suas vidas.

Os pais esquecem que um dia também sofrerem as mesmas restrições com seus pais, e agora querem imprimir aos seus filhos as mesmas proibições, eles esquecem que tinham desejos e vontades, que fazem coisas escondidas e mentiram para terem mais liberdade.

Como se diz, filho se cria pra o mundo, ou como disse Khalil Gibran, “vossos filhos não são vossos filhos, são os filhos e as filhas da ânsia da vida por si mesma, vêm através de vós, mas não de vós, e embora vivam convosco, não vos pertencem”. Os filhos são pra o mundo, são do mundo, chegam e vão, nascem e partem, é preciso entender isso, eles precisam viver e ter suas experiências, suas histórias, e até mesmo os seus erros, só assim irão amadurecer, crescer e um dia agradecer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário