segunda-feira, 2 de março de 2015

A solidão é mais segura

A solidão é mais segura

Ronaldo Magella – professor, poeta, escritor, blogueiro, radialista, jornalista, tomador de café, romântico, sentimental, romântico, feio, e mais nada (02/03/2015)

Deixei de confiar nas pessoas e acreditar em gente. Talvez ainda permita uma chance ao amor, mas desisti das relações, não há mais confiança, segurança, o chão é liso, você pode escorregar, de outras vezes pode desmoronar, o mundo cair sobre sua cabeça e te levar ao fundo.

A solidão é mais segura, não há segurança em uma relação. Você se dedica a alguém, emprega seu tempo, seu carinho, seu afeto, mas do outro lado alguém está olhando de lado, em outra direção, pensando e sentindo outras coisas em silêncio. Você confia, pensa que vive algo concreto, quando na verdade não há nada que te prometa isso. E um dia alguém irá te fazer sofrer e dizer que a culpa foi sua ou que apenas simplesmente aconteceu.

As pessoas são frias, calculistas e indiferentes, não se importam com o sofrimento do outro, nem com a sua dor, agem por impulso muitas vezes, em benefício de si mesmo, por seus próprios interesses e seguem em frente, deixando para trás almas penadas e corações em pedaços.

Quem já sofreu por amor, quem já foi traindo, enganado, sofreu por alguém sabe do que estou falando. Pensei sobre isso hoje, sim, já fui algoz, já feri, magoei, menti, enganei, mas hoje, quando lembro e sinto o que acontece comigo, o que fazem comigo, penso no quanto fui injusto com quem estava ao meu lado.  

Talvez o meu problema seja que sinto demais e penso de menos, também refleti sobre isso. Muitas vezes precisamos de segurança interior, fortalecimento interno, maturidade para não se permitir ir de cabeça numa relação, nem se entregar totalmente a alguém, por alguém. Como diz o ditado, gato escaldado tem medo de água, quem sofre uma vez não irá repetir o mesmo comportamento, estará sempre com pé atrás. Mas sempre esqueço o passado, faço do presente uma folha em branco e sofro no futuro.

Já vi muitos amigos e amigas sofrerem por amor. Não sei bem se por amor, se o amor é algo bom, não se pode se tornar algo ruim para nos machucar, digamos que o sofrimento é causado pelas pessoas, que muitas são injustas e egoístas, defendem apenas os seus sentimentos, as suas ambições sentimentais, as suas vantagens pessoais, quando a relação não está boa, partem pra outra, não sabem consertar o que está errado, preferem desistir e encontrar outra pessoa, deixando e causando sofrimento na vida de alguém.

Assim, penso que a solidão seja mais segura, não diria que seja fácil, mas afirmo que é um lugar, um refúgio para se sentir seguro e livre de pessoas mesquinhas e fúteis. Renato Russo cantou, “até sei que dizem que não existe amor, errado, mas entenda, não quero está apaixonado”. No  fundo quero ter esperança e acreditar nas pessoas, no mundo, no amor, na paixão, mas tenho medo do outro.

Freud dizia que deveríamos temer três coisas, a natureza, a velhice e o outro, por serem imprevisíveis e imperativos, não temos como ter controle, agem por vontade próprias, leis invisíveis e podem nos machucar. Renunciar ao amor, a companhia de alguém não é fácil, mas sofrer também de amor, por paixão não é uma das melhores coisas do mundo.

A dor que alguém pode nos provocar não temos como descrever, sofremos, chegamos a arruinar nossa vida por tal sentimento, só quem sentiu isso um dia sabe do que falo. Nos tornamos zumbis, vagando pelo mundo, com nossa dor nos sufocando, nos esmagando, nos prendendo.


A solidão é mais segura, nos protege de outros, dos outros, do sofrimento provocado por alguém, vindo de alguém. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário