sábado, 3 de janeiro de 2015

Gostar ou não gostar?

Gostar ou não gostar?

Ronaldo Magella – professor, poeta, escritor, blogueiro, radialista, jornalista, tomador de café, romântico, sentimental, romântico, feio, e mais nada (03/01/2015)

Conheço uma amiga que toda semana faz votos de amor eterno para um cara diferente, é bonita, mas é muito carente, como cantou Renato Russo, é um animal sentimental, se apega fácil a quem lhe desperta o desejo, e como tal, sofre toda semana.

Um amigo é o oposto, me diz sempre que não quer ou se interessa por alguém, prefere futebol, comer e discutir política, mas claro, aqui e ali me diz está sofrendo por alguém que nunca me diz ser quem é, mas é cena rara, realmente ele pouco se interessa por uma companheira no momento.

Não sei quem dos dois tem razão, gosta da minha amiga, se parece comigo, sou carente, confesso, me apego fácil e faço planos de amor eterno, vivo minhas paixões com intensidade, com sentimento, mas adoro o jeito do meu amigo ser, parece que ele se basta, está sempre bem consigo mesmo, não sofre por ninguém, menos ainda se descontrola por paixões loucas e arrebatadoras.

As relações são frágeis, a solidão nos incomoda muitas vezes, não há segurança, algo concreto que possa nos assegurar que como vivemos seja o ideal, o melhor.

Chegará o dia em que meu amigo irá precisa encontrar alguém, seus amigos irão casar, viver amores, paixões e talvez ele encontre também essa necessidade, se sentirá sozinho, minha amiga irá amadurecer e deixará de ser tão frágil, terá mais segurança e irá se fortalecer e aí talvez consiga prender alguém sem sufocar.

Não sou adepto da solidão, mas sei que precisamos ser suficientes, não podemos depender demais dos outros, sofremos com isso. Sei também que todos nós precisamos de alguém para dividir as nossas vidas, dores e alegrias, é preciso encontrar sempre a medida certa, nem tão sozinhos, nem tão carentes.

O solitário talvez seja egoísta demais e o carente talvez sufoque um pouco, o solitário talvez seja indiferente, o carente talvez cobra além da conta, nenhum, nenhum outro. Suavidade, eis do que precisamos, mansidão, nem ir, nem ficar, caminhar junto, juntos, com vontade, sem depender, sem se negar, sem cobrar, sem sufocar, sem indiferença, sem egoísmo.


Sim, é possível gostar de alguém, sem deixar de se gostar, é possível se apaixonar, ter alguém sem sofrer tanto, sem mendigar amor, carinho, afeto, sem posse, em paz. Sim. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário