domingo, 19 de outubro de 2014

Toda nova relação precisa de esperança

Toda nova relação precisa de esperança

Ronaldo Magella – professor, poeta, escritor, blogueiro, radialista, jornalista e mais nada (19-10-1014)

Uma amiga me conta, conheci um menino ótimo, maduro, experiente, vivido, boas histórias, uma conversa ótima, mas por conta de um relacionamento fracassado, que gerou sofrimento e deixou cicatrizes em sua vida, ele agora não consegue mais acreditar nas pessoas, nas mulheres, sempre em dúvida, inseguro, ele pensa que irá acontecer da mesma forma como antes, não se consegue se apegar a ninguém e prefere ser um cafajeste com quem se aproxima dele. 

Não se pode descartar a experiência e conhecimento adquirido através das nossas vivências, mas muita vezes nos atrapalhamos e atrapalhamos a nossa vida, acreditando que o que vivemos irá se repetir outra vez em nossas relações. É bem verdade que pode acontecer, mas também pode ser que não aconteça, só saberemos se vivermos a vida como ela nos pede e se oferece. 

Isso acontece muito em nossas relações, sempre nos lembramos do que aconteceu no passado como forma de impedir o nosso presente ou não acreditamos em nosso futuro. Carregamos nossas experiências no bolso e as sacamos a todo o momento para nos privar de algo, para nos proibir de acreditar em coisas boas e pessoas melhores que podem e irão surgir em nossa vida a qualquer momento, instante. 

Em nossas relações precisamos sempre aprender a zerar a nossa conta de expectativa, nem deixar o passado nos atrapalhar nem esperar demais do futuro, precisamos viver o presente sempre como algo novo e único, como uma nova e outra oportunidade. Cada nova pessoa traz consigo qualidades e defeitos, sonhos e medos, esperança e dor, alegria e tristeza, precisamos viver as pessoas com tudo que elas possam nos oferecer. 

Verdade que o medo nos paralisa, medo de sofrer outra vez , e cada nova relação, em seu início, é sempre regada a desconfiança e medo, insegurança e cuidados, mas se pensarmos bem, e muito bem, todos esses sentimentos nos refletem o quanto imaturos somos, o quanto não sabemos viver cada hora com  a sua dor e o seu prazer.

Não podemos seguir em frente olhando pelo retrovisor, isso nos indicará de onde viemos, mas não nos deixará saber para onde estamos indo. 

Ninguém pode se culpar por acreditar outra vez em si mesmo, na vida, no amor, em deixar acontecer, eu se permitir e permitir que outra pessoa preencha seus sentimentos e emoções, sentimentos e vida. Sei que medo todos temos, mas a esperança pode muitas vezes ser maior e mais contagiante, é preciso acreditar e deixar o tempo fluir, se cresce na dor, mas também na felicidade. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário