segunda-feira, 1 de setembro de 2014

Gente feia é melhor e mais bonita

Gente feia é melhor e mais bonita

Ronaldo Magella – professor, poeta, escritor, blogueiro, radialista, jornalista e mais nada (01-09-2014)


Eu acho gente feia bonita.

Há beleza naquilo que ninguém vê ou percebe.

Toda singularidade é linda, todo defeito tem a sua qualidade, tudo que foge ao padrão, modelo, um dia pode tornar-se regra, norma, pode vir a ser seguido por todos.

Dispenso os padrões, são todos iguais, gosto daquela beleza que só eu consigo ver, perceber, tocar, olhar, querer.

Nunca quis a menina mais bonita, a moça mais popular, a mulher mais atraente, cobiçada, desejada por todos, a mim sempre tive interesse pelas pessoas estranhas, com livros nas mãos, gente que pensa diferente e se esconde das luzes, caminha recatada por entre sonhos e ilusões.

Não tenho interesse na massa, gosto das singularidades que cada um trás em si, se a moça é bonita, acho feia, se todos a querem pelos seus olhos, eu prefiro admirar a sua maturidade, se todos querem o seu corpo, eu desejo a sua companhia, se todos querem o seu sexo, anseio por conversar-lhe e descobrir seus gostos e desejos.

Sempre preferi aquela menina calada no quanto da sala, sozinha na multidão, de óculos e sorriso inocente, sempre foi dela o meu amor a minha atenção, foi por ela sempre que meu coração despertou e bateu apressado, que sorrir escondido e sonhei acordado e me apaixonei sem que alguém soubesse.

Gosto da beleza que há nas pessoas, digamos, sem os padrões convencionais de beleza, admiro o intelectual taciturno, o solitário enigmático, a bela que não é bonita, a feia que se torna bela, a normal que ninguém consegue ver a maravilha que há ali dentro pulsando, sendo desperdiçada, pois ninguém lhe dá atenção.

Beleza atrai as pessoas, mas gente feia é melhor, pessoas bonitas se ocupam demais com a própria beleza.

Sou feio e sei o que digo, sempre precisei exercitar outras qualidades, na falta de um rosto e um corpo bonito, restou-me outro caminho a seguir, mais solitário e letrado, minha companhia sempre foram os livros, pouco popular, menos ainda o aglutinador social, restava a mim ler, estudar, me tornar melhor.

Há outras formas de beleza, muitas das quais ainda não conseguimos admirar e perceber, mas sim, elas existem. 

Não é uma beleza superficial, que está sempre a mostra, aparente, mas é muitas vezes de uma exuberância maravilhosa se a gente soube admirar.

Há beleza na educação, na inteligência, no bom gosto, da simpatia, na persistência, na humildade, na amizade, na sinceridade, no afeto, no carinho, no amor, na carência, na solidão, na companhia, na paz, na maternidade, no trabalho, na experiência, no bom gosto, no desejo, na vontade, na vida, só falta a gente perceber.



Nenhum comentário:

Postar um comentário