terça-feira, 19 de agosto de 2014

Amadurecer é se resolver para permanecer

Amadurecer é se resolver para permanecer

Ronaldo Magella – professor, poeta, escritor, blogueiro, radialista, jornalista e mais nada (19-03-1014)

Talvez se deva medir uma relação não pelas coisas boas e gostosas que se viveu, que o casal sentiu, mas pela forma como o casal administrou os seus conflitos, suas guerras e seus momentos de tensão íntima.
É ótimo viver em paz, é tudo que queremos e almejamos, mas uma relação só continua se houver maturidade para se resolver os problemas, para sentar e dialogar, para superar as dificuldades e os conflitos, orgulhos e queixas.

Quando o gostar é frágil, qualquer motivo leva ao fim, quando o querer é forte, sempre se encontra uma razão para prosseguir, para tentar mais uma vez.

Casais maduros, que amam e se gostam, não se deixam, se resolvem, pois sabem que chegar ao fim e partir para outra não irá alterar ou melhorar nada. Casais imaturos descambam para as agressões, grosserias e acabam ampliando o abismo da relação, criando um caminho sem volta.

Não existe relação perfeita, existe vontade em acertar, de fazer acontecer, de lutar por dias melhores, por saber que o outro ou a outra, que ficar com ele e ela vale a pena, que as qualidades são maiores do que os defeitos, que a companhia é algo interessante e significativo, melhor do que a separação.
Na maioria das vezes é sempre sem querer que acontecem os desentendimentos, uma briga pequena, uma confusão rápida, um desgosto passageiro, coisas que precisam ser superadas, vencidas e contornadas para que não tornam a relação chata e sem sabor.

Mesmo assim não se pode avaliar toda uma relação por conta de um único momento, é preciso sentir o todo, pois momentos ruins acontecem, confusões, brigas, conflitos, mas isso não deve ser o ponto para se chegar ao final.

O ponto deve sempre para se continuar, o que temos e vivemos permite que possamos viver e ir juntos? Ou devemos nos deixar pelo que há em determinados momentos? A maturidade diz que devemos ver o todo e não só as partes, a imaturidade diz que é melhor parar agora do que viver a mesma coisa lá na frente.


Mas o tempo sempre prova que as pessoas amadurecem, melhoram, crescem e mudam e tornam-se pessoas melhores, quando alguém acredita nelas, permite que elas possam seguir esse percurso de evolução, pular do barco antes que ele afunde pode ser muitas vezes a única salvação, mas esperar e ter esperança de que ele poderá chegar ao seu destino pode ser recompensador. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário