segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

O melhor professor segundo os alunos

O melhor professor segundo os alunos

Ronaldo Magella – professor, poeta, escritor, blogueiro, radialista, jornalista e mais nada (03-02-1014)

Perguntei aos alunos como deveria ser um bom professor, eles responderam, um bom professor deveria ser alguém que conquistasse a turma, que tivesse bom humor, que fosse engraçado e que além de ministrar suas aulas, dentro dos conteúdos propostos, conversasse com os alunos, ah, sim, deveria ser dinâmico.

Diante de um mundo cheio de estímulo ser um bom professor é um desafio, não apenas saber do conteúdo que irá ministrar, mas saber usar os vários recursos tecnológicos, usas música nas aulas, cinema, vídeo, navegar por vários universos, coisas que os jovens e alunos já fazem em casa, e querem que isso seja não excluído da sala de aula, mas um completo, que seja também utilizado.

O professor precisa estar atualizado com os assuntos dos seus alunos, entender o seu universo, saber o que eles estão vivendo, fazendo, curtindo, vendo, assistindo, lendo, precisa estar nas redes sociais, e mais, precisa fazer com que eles possam discutir em sala de aula temas que estão em pauta na sociedade, que possam ter poder de argumentação, que possam falar, pois eles reclamam muito da falta de diálogo em sala de aula.

Os alunos são imaturos, estão começando a viver, por isso eles disseram que gostariam de um professor que conversasse com a turma, “com a gente”, como eles disseram. Eles querem uma opinião, querem que alguém possa apontar um caminho, pois o professor, depois dos pais e amigos, é alguém que estará mais próximo dos alunos, talvez seja até o mais próximo muitas vezes..

Sair da rotina, foi outra resposta. Em casa  e no mundo moderno, os alunos estão com a televisão ligada, no 
Facebook, ouvindo música, falando ao celular, conversando com mãe, batendo papo no chat, baixando música, comendo e catando, tudo ao mesmo tempo, então, eles querem aulas motivadoras, dinâmicas, um professor que possa motivar, mostrar amor e paixão pela leitura, pelos livros, despertar neles não tão somente o valor da Educação, de estudar, isso eles já sabem, o que eles querem é mais, é saber da vida, do viver, entender muitas coisas, o que eles pensam e sentem, como é o mundo, querem que alguém desperte neles a paixão pelo conhecimento.

Eles querem ter um posso o qual possam admirar, alguém que seja referência, pela cultura, pela inteligência, pela capacidade, pois o professor pode influenciar os seus alunos, não tanto por suas aulas, mas pela sua capacidade, pelo seu conhecimento, por tudo que ela possa ensinar não só dentro da sua área de conhecimento, mas também pela sua vivência, por sua história de vida.


Um bom professor, segundo os alunos, é mais do que um professor, é um conquistador, um motivador, um ser humano, um amigo, um palhaço, um orientado, um educador, um companheiro, alguém que possa sentir os alunos e não apenas obrigá-los a estudarem, mas estimulá-los ao conhecimento. É isso gente, mas só isso. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário