segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

Pausa para me tornar melhor

Pausa para me tornar melhor

Ronaldo Magella – professor, poeta, escritor, blogueiro, radialista, jornalista e mais nada

Aprendi com o escritor gaúcho, Fabrício Carpinejar, que uma crônica sempre pode ser melhor, sempre se pode escrever um texto melhor quando você dá uma pausa, volta e recomeça. 

Carpinejar disse que escrevendo não se incomoda de abrir a porta, atender o celular, fazer qualquer outra coisa, pois sabe que ao voltar o texto poderá fluir melhor, poderá ser melhorado, terá mais maturidade.

Uma amiga me disse recentemente que prometeu a si mesmo ser uma pessoa melhor, e como minha amiga, não fiz planos e projetos para 2014, mas tenho essa mesma necessidade de ser uma pessoa melhor a cada dia, hoje melhor do que ontem e amanhã melhor do que hoje.

Não sei quando acontece, sei que acontece, quando um dia você olha para si mesmo e percebe que precisa mudar, precisa deixar de ser quem é, que não suporta mais ser o mesmo, que é preciso mudar, fazer coisas novas, se melhorar, aceitar melhor algumas situações, lutar por outras, mudar algumas, deixar muitas em paz.

Assim como escrever uma crônica, um texto, quando você faz uma pausa e volta para escrever, percebendo que encontrou a palavra, a frase, o pensamento para seguir, a vida também pede que a gente faça essas pausas, para encontrar o ritmo certo, encontrar o caminho, precisamos aprender a parar e pensar, voltar, recomeçar, e nesse pequeno espaço de tempo, nesse hiato, a gente amadurece alguma coisa, pensa em outra, reflete muitas e se encontra, encontra o que precisa, o que falta.

Como disse, não sei quando isso acontece, tem gente que passa a vida inteira sem fazer uma pausa, sem pensar em si mesmo, sem se refletir, outros precisam de um toque da dor para se abrirem para o mundo, para a vida, outros fazem isso de forma diária, num busca incessante por si mesmos, querendo se encontrar, se entender, se acharem nesse mundo, não há um padrão, há um fim, um destino que todos um dia iremos parar e pensar, amadurecer, crescer, sempre em busca de sermos melhores.

Se pudesse escolher algo para 2014, entre tantas coisas, pediria mesmo para ser melhor, comigo mesmo e com os outros, ser mais leve, mais solto, mais livre, fazer minhas pausas, muitas delas antes de dormir, pensar nos meus dias, nas minhas horas, e ao voltar, voltar melhor, reescrever o meu destino, o meu caminho, encontrar as palavras, o estilo, criar um enredo para um dia melhor, uma vida melhor.



Nenhum comentário:

Postar um comentário