segunda-feira, 4 de novembro de 2013

Não existe sorte no amor

Não existe sorte no amor
Ronaldo Magella – professor, poeta, escritor, blogueiro, radialista, jornalista e mais nada

Uma amiga me diz que não tem sorte no amor, mas devo dizer pra ela que o amor não é um jogo, quando alguém ganha e outro perde, com regras, não acredito em sorte no amor, acredito em sentimentos, em perceber as pessoas, em deixar acontecer, sentir as coisas, em acreditar que as coisas podem ser boas e por acreditar elas acontecem.

Talvez as pessoas falem em sorte no amor por acreditarem que irá aparecer alguém especial em nossas vidas que irá nos amar e nos fazer e tornar felizes, um conto de fadas, que pena, a vida real não funciona assim.

Acredito em amor, e quando digo acredito, é entendendo que posso gostar de alguém por vários motivos e razões, que não preciso esperar que alguém me apareça, me ame e me deixe feliz, mas prefiro aceitar a ideia que as coisas podem ser boas entre duas pessoas quando elas compartilham afinidades, desejos em comum, vontades e estão dispostas a viverem uma relação de lealdade e cumplicidade.

E se não existe sorte, não há azar no amor.

A gente sofre por escolhas erradas, por atitudes imaturas, por pressa, por criar expectativas, por cobrar demais, por ter medo de conversar, por não ter coragem de se respeitar, por estar infeliz e ir levando como se não houvesse outra opção, por não lutar pelo que a gente quer e sonha.

O amor, assim como a vida, é luta, é ensino, é reflexão, é silêncio, é barulho, é sentimento, é dor, é alegria, é luto, é nascimento, é renascer, é viver, com tudo que isso implica, com toda a sua problemática e solucionática.

 Aceitar essa ideia de perfeição, da pessoa certa, quando isso não existe, é sofrer duas vezes, o que existe é que do nosso lado sempre haverá um ser humano por quem iremos nos apaixonar, um ser humano que teremos que respeitar, perdoar, amar, compreender, entender, conviver, assim também ele terá de pensar da mesma forma com a gente, gente com qualidades e defeitos, gente que sofre, tem mal humor, mas gente que rir e pode nos fazer a vida mais simpática e leve.

Amiga, não espera o amor cair nos seus braços, pois não será o amor, mas as pessoas, e agora nesse momento pode haver alguém especial na sua vida e você não está conseguindo perceber, enxergar ou está lutando com você mesmo, dizendo que não tem sorte e que não adianta sofrer, tentar.

Te diria para se dá uma chance, até mesmo para sofrer, pois no sofrimento a gente aprende, mas do que na alegria.


Não pense o que amor é um jogo de sorte e azar, acredite nas pessoas, que pode ser bom pelo que a pessoa é e pelo que você poderá viver com ela, não acredite em sonho, mas viva a realidade que uma relação pode lhe proporcionar, acho que vale a pena, mas eu só acho. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário