quinta-feira, 12 de setembro de 2013

Todas as pessoas são bonitas

Todas as pessoas são bonitas

Ronaldo Magella é professor, poeta, escritor, blogueiro, radialista, jornalista, cronista


Só tem gente bonita no mundo, foi que me disse uma amiga, confesso que achei graça num primeiro momento, sorri pra ela e disse, você é muito otimista. Ela meio que percebendo a minha ingenuidade, calou-se com um sorriso leve e me deixou fechado em meu preconceito.  Acredito que ela meio que sabia que aquilo iria pesar em mim, como de fato aconteceu, não consegui mais tirar aquela frase da minha cabeça, e passei a pensar melhor nas pessoas, a observar melhor os outros e sim, comecei a confirmar o que até então não era óbvio, todas as pessoas são mesmos lindas, bonitas, belas. O que minha amiga quis me dizer naquele momento é que a beleza consiste em existir, nas histórias de cada um, naquilo que cada um pode viver, em sentimento, em diversidade, em estar e fazer parte da existência, todas as pessoas são bonitas porque podem sentir, pensar, mudar, sorrir, chorar, cantar, caminhar e morrer, somos seres humanos e isso nos basta, é preciso pouco, quando nos aproximarmos de alguém, o conhecermos melhor é que vamos perceber a sua beleza, a sua força de vida, a sua história. Existe na intimidade um conhecimento que nos permite enxergar melhor o outro em suas complexidade, em sua individualidade imensa. O problema é que estamos sempre buscando o padrão dos corpos, dos rostos, da estética, por mais que a gente afirme que conteúdo e essência são fundamentais, ainda usamos dentro de nós a famosa frase de Vinícius de Morais, “as feias que me perdoem, mas beleza é fundamental”, é claro que, o belo nos atrai e nos choca, comove, enfeitiça, mas as ideias e os sentimentos nos prendem, nos afetam, é preciso ter vivido um pouco para perceber isso, ter sentido solidão para entender o valor de um abraço, de um sorriso, de uma palavra, de um afeto, e isso qualquer pessoa pode nos ofertar, nos oferecer, e talvez isso que as tornem belas, bonitas, lindas e maravilhosas, o que elas podem fazer e não o que elas podem aparentar, pois com o tempo todos nós iremos envelhecer e teremos para mostrar apenas aquilo somos e sentimos, pensamos, um clichê, mas uma verdade inquestionável, pois somos todos lindos, belos e bonitos por existir, uma vez que vivos tudo pode nos acontecer, mas é preciso estarmos vivo e o viver é igual para todos, por isso somos todos maravilhosos e únicos, cada um de nós com a com a nossa beleza, com a nossa singularidade, com os nossos afetos. Agora, acho todo mundo bonito, pois procuro conhecer a pessoa, ir além daquilo que ela me oferta por fora, ir de encontro ao seu mundo íntimo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário