terça-feira, 24 de setembro de 2013

Ser macho é ser educado e sensível

Ser macho é ser educado e sensível
Ronaldo Magella – professor, poeta, escritor, blogueiro, radialista, jornalista e mais nada

Ninguém vai deixar de ser macho se abrir a porta do carro para uma mulher, se a ofertar uma rosa, colher uma flor, declamar uma poesia, dizer bom dia, ser gentil, sorrir, ser educado é uma prova de confiança na própria masculinidade,  desejar boa noite, dormir abraçado, levar café na cama, amar quem te ama, ser meigo, leve, simples é ser homem.

Ninguém perderá sua virilidade se elogiar sua esposa, namorada e a chamar pra dançar em casa num noite de sábado, abrir um vinho, cozinhar pra ela, colocar uma música no ar e deixar a vida acontecer, ninguém deixa de ser macho se a levar no médico, cuidar dela, a proteger, ser amigo, fiel e leal, se a desejar e a admirar, todos dias e a querer sempre mais, sem precisar variar, buscar outras aventuras, ser fiel é prova de que você é macho, homem, não é prova de amor, é confiança em si mesmo.

Ninguém deixará de ser homem se escolher o batom da mulher amada, se for a uma loja e escolher uma blusa pra ela, uma calça, uma roupa, já a imaginando vestida linda pra você e cara dela de felicidade por saber agora você ser capaz de lhe comprar algo, já que ela sempre diz que você nunca saberá comprar nada pra ela.

Você não deixará de ser homem se prestar atenção em suas unhas, elogiar seu corte de cabelo, ficar espiando ela se trocar e ao final lhe dizer o quanto a ama e o quanto ela é bonita, bela, maravilhosa, nem perderá seu título de macho alfa se arrumar a casa, varrer o chão, enxugar a louça, decorar a casa, comprar o almoço de domingo, trocar a fralda das crianças, banhar, cuidados dos meninos.

Confesso, estou me educando, administrando a minha sensibilidade, estou mudando e não vejo nisso nenhum problema, não estou deixando de ser macho, homem, viril, cabra, pelo contrário, estou sendo melhor para quem eu amo, quero, gosto, desejo e sei que ela irá adorar, quero está mais perto, ser mais presente, esquecer os presentes e me dá, dá o que tenho de melhor, que acho, penso, acredito que talvez seja a minha companhia, meus sentimentos, não vou deixar de ser homem se me tornar mais sensível, se perceber melhor a minha namorada, se entender as suas necessidades, os seus problemas, o seu silêncio, entender quando ela quer me dizer um não ou desejar ficar sozinha, quando precisa de mim ou me quer distante, perguntar por ela, como ela está, como foi o seu dia, se precisa de alguma coisa.

Ser macho é saber pedir desculpas, é ser sincero, saber conversar, olhar nos olhos, confessar que errou, aceitar o erro, mudar, ser outra pessoa, se encontrar, promover mudanças, deixar que ela também possa te sugerir, aconselhar, numa relação aberta e franca, dialogada. 


Ser macho, homem, viril, cabra é pode compartilhar com a outra pessoa um mundo, saber conversar, rir, estar sempre ao lado, ser companheiro, se doar e não apenas esperar que a outra venha ao seu encontro, ser macho é saber fazer escolhas, é dividir amigos, dizer que ama, sem medo, que adora, que ela é especial, que ela é a razão da sua vida, o que você tem de melhor, ser macho, homem é saber perdoar, pois quem ama perdoa, esquece, releva, pensa duas vezes, melhor, compreende, entende, ser cabra é saber chorar, derramar lágrimas, se emocionar, deixar que ela entre em sua vida, cuide de você, esteja também ao seu lado, ser homem, macho, viril, cabra é falar como tu funcionas, é também dizer o que te faz bem e o que não te agrada, dividir medos, dores, solidão, angustias, problemas, é se abrir e está aberto na relação, para ela também faça parte da tua vida. 

Um comentário:

  1. Gostei, muito bom. Já agora deixo aqui o link do meu, sou novo por aqui. Visitem.
    http://xpensamentoseatitudes.blogspot.com

    ResponderExcluir