terça-feira, 24 de setembro de 2013

Quando ela diz não, é não, e me ensina a ser sozinho

Quando ela diz não, é não, e  me ensina a ser sozinho

Ronaldo Magella – professor, poeta, escritor, blogueiro, radialista, jornalista e mais nada


Não discuto mais, foi uma decisão que tomei, aceito e pronto, não preciso de mais nada, não tenho mais tempo para argumentar, persistir, cansei, resolvi tomar outro caminho, simplicidade e leveza, quando ela diz não, é não, ela decidiu, está decidido, apenas confirmo o que acabei de saber, cumpro a minha resignação com obediência e silêncio, ela diz não, não posso, não quero, não dá, pronto, seremos felizes de outra forma, não precisamos nos envolver em discussões infantis e inúteis, sei dos seus limites, só preciso entender isso, amadurecer te permite uma nova perspectiva, envelhecer algumas vezes te deixa mais sábio para saber esperar, que o não de hoje poderá ser o sim de amanhã, que a certeza não pode ser obscurecida, que ela irá entender que você tinha razão ou que então tu irás perceber que era ela quem realmente estava certa. Quando um não quer, dois não amam. Não brigo mais, não discuto, nem argumento, sei o que ela pode, e ela precisa saber o que ela deve, proponho, ela quem decide, sempre lhe indico, apresento, mas se ela disser não, pronto, me conformo, não, não é falta de querer, vontade, é respeito, foi que aprendi que as pessoas precisam tomar suas próprias decisões e que podemos viver sozinhos, fazer coisas solitárias, muitas vezes como escreveu a amiga escritora Patrícia Dantas, precisamos de um momento nosso, de um instante pelas ruas da cidade, necessitamos nos pensarmos e pensarmos sobre todo o resto, e quando ela diz não, está me permitindo esse momento sozinho, comigo mesmo, enfim, aprendi a viver sozinho, se quero vou, faço, pego, estarei lá, a convido, mas se ela não quiser ir, vou entender, mas vou viver o que preciso viver, entendo que precisa ser assim, nem me importo que ela viva as suas coisas, tenha os seus momentos, com suas amigas, em seu lazer, entendo agora mais do que nunca que estar perto presente do lado não é uma obrigação, mas um desejo, uma vontade, uma liberdade de estar preso a quem se gosta ama, se curte, se quer, e se alguém prefere não ficar ao meu lado, devo perceber que deve haver coisas melhores e maiores, e isso é entendido de forma clara, sem mágoa ou ressentimentos, amar, gostar não é e nunca será uma obrigação, antes é algo que começamos sem querer e quando nos damos contas estamos submersos e não temos mais como sair, correr, só nos restar viver. Respeito a individualidade dela, acato o seu silêncio, sei esperar por ela, já entendi o mecanismo da vida, como funciona o desejo, como nos chega a saudade, como acontece a paixão, é preciso saber esperar como as pessoas irão funcionar e todos nós temos um funcionamento, como disse a minha amiga poeta Ivanna Shafer, se foi e for importante, voltará, se não foi, terá ido pra nunca mais voltar e devemos apenas nos deleitar com as lembranças daquilo que um dia vivemos, saudade, como dizem, é melhor do que caminhar sozinho, tenho minhas dúvidas, mas enfim, com ela ainda não sinto saudade, saudade é passado, com ela sinto falta, pois vivemos o presente e temos ansiedade pelo futuro, quero saber quando irá acontecer o grande momento, quando saberei que aconteceu, quando estarei me pegando pensando nela no meio de um dia qualquer e quando me darei por conta que estou apaixonado e que é bom essa sensação, quando me verei comprando uma presente pra ela e imaginando uma cena romântica emocionante e ridícula, por fim, entendi que amar é respeitar, cuidar, proteger, mas insistir pode destruir tudo isso, agora sim aprendi a esperar, esperar o sentimento dentro de mim, mas esperar que com ela também aconteça o mesmo, aprendi que a vida é mais intensa e que iremos sentir falta desse viver, que a alegria é a única perfeição que existe, que abraço transmite afeto, que sorrir ajuda a viver, que dar-se um tempo melhora a esperança, que só acontece aquilo que precisa acontecer, que forçar uma vida pode derrubar outras, que amar se aprende amando, que aquilo é bom ficará e volta, que sentimento tem força, poder, que amor pode mudar o mundo, que tu erras, mas não pode ser o erro, que é preciso sempre mudar, e que não precisa te mostrar, as pessoas irão perceber pelo teu novo perfume, pelo teu novo sorriso, pela tua nova face. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário