segunda-feira, 12 de agosto de 2013

Solteiro profissional

Solteiro profissional
Autor – Ronaldo Magella – professor, poeta, escritor, blogueiro, radialista, jornalista e mais nada.

Vou para o Rio de Janeiro em outubro, sozinho, vou para Porto de Galinhas no final do mês, sozinho, fui há duas semanas para o Show de Caetano Veloso em João Pessoa, sozinho, já sou grandinho, já sei me arrumar, escolher minhas roupas, pentear o meu cabelo, tenho a chave de casa, chego no horário que quero, isso talvez seja o que se chama de solteiro profissional.

Vi essa expressão numa entrevista que o ator Selton Mello deu a jornalista Marília Gabriela. Mello disse que vive bem sozinho, vai pra academia, ler, aqui e ali sai com os amigos, não fica procurando alguém, já teve muitas namoradas, há alguns rolos, mas se sente bem sozinho, e disse até que depois seria difícil encontrar alguém para encaixar na sua vida de solteiro profissional ocupado.

Claro que é bom ter alguém ali ao nosso lado, que a gente sabe que pode contar, que podemos procurar pra conversar, curtir coisas, sair, mas como hoje as pessoas estão com medo de sofrer, se apegar, se apaixonar, muitas preferem ficar na companhia de si mesmas, decidem viver suas vidas por conta própria, não querem arriscar, pois se já é difícil viver sozinho, com outra pessoa, e depende muito da outra pessoa, isso pode se tornar ainda pior.

A vida moderna nos permite isso, estar em nós com a gente mesmo, ficarmos sozinhos, claro, ninguém fica ou está sozinho mesmo, sons, música, redes sociais, filmes, televisão, amigos, família, trabalho, livros, religião, estudos, enfim, sempre há alguma coisa pra gente fazer, ir, viver, solidão é mesmo, é algo difícil de termos, a gente pode não ter alguém pra cultivar afetos, fazer carinho, sexo, mas se a gente quiser mesmo, sempre estaremos na companhia de alguém.

Outro dia encontrei uma amiga, 42 anos, bonita, corpo ainda interessante, dos filhos, conversamos, ela me disse que estava bem, sozinha, não estava mais procurando alguém, depois que o marido a deixou, se envolveu com outras pessoas, mas jovens até, mas nada vingou, então ela decidiu esperar, ficar de boa como se diz, investir no trabalho, cuidar dos filhos e seguir.

Sei que isso tem um preço, é bom por um momento, a gente se sente bem mesmo, mas com o tempo, com a solidão da casa ao nosso redor, dos amigos, da vida a gente vai sentir a necessidade de ter alguém ao nosso redor.

A gente precisa de tempo, ficarmos sozinhos por algum tempo, viver coisas nossas, sabermos de nós, dá pra viajar, ir a shows, ao cinema sozinho, ler, tomar um café, olhar as pessoas, caminhar, malhar, sim, tudo isso dá e pode nos ajudar a viver, seguir, não sei se pra vida toda, por um momento, uns tempos é bom, precisamos, mas no fundo acho que sempre vamos precisar de alguém, das pessoas, só acho, pode ser que alguém diga, só que não. Enfim.



Nenhum comentário:

Postar um comentário