terça-feira, 20 de agosto de 2013

Quando chegar na pedra preta apenas escolha viver

Quando chegar na pedra preta apenas escolha viver
Ronaldo Magella é professor, poeta, escritor, blogueiro, radialista, jornalista, cronista

Dizem que no fundo do poço deve haver uma mola e quando lá você chegar retornará mais rápido, firme e seguro, será? Bem, não sei onde fica o fundo do poço, sei que há momentos em que você pensa que está lá, mas o fundo sempre pode ser mais fundo e mais fundo e mais fundo, até nunca ter fim, será sempre uma escolha sua, uma decisão que depende mais de você do que as situações. Explico.

Aqui os amigos não falam em fundo do poço, mas na pedra preta, quando você não consegue mais cavar, quando você chega ao seu limite, quando não há mais esperança, consolações, quando enfim é o fim. E o que fazer nessas horas? Rir.
Aprender a rir da própria tragédia ajuda e muito, se olhar no espalho e rir, sensivelmente rir e pensar, podia ser pior. Ajuda e muito. Outra coisa é sentar na calçada de casa, olhar o céu e pensar que tudo vai passar. Como diz meu amigo Aderivaldo, isso também passará, seja o que for, chegará ao seu fim, é esperar e pronto.

Acho que o meu amigo Iordan tem razão, é esperar. Esperar o que? Foi o que ele me disse ontem, passei o dia com aquilo na cabeça, mas esperar o que Iordan? Nada, não se tem o que se esperar, pois viver já uma espera, estar aqui é acreditar que amanhã será diferente, que daqui a pouco tudo vai mudar, que você vai tropeçar no amor da sua vida, encontrar um bilhete premiado, realizar seus sonhos e viver o que precisa viver, ir o show da vida, ter o melhor sonhos de todos, cantar sozinho, chorar de emoção doce e singela.

E claro, o que é preciso pra isso? Como me disse um amigo outro dia, para que tudo aconteça só precisamos estar vivos, o resto a vida se encarrega se fazer acontecer. Precisamos fazer as nossas escolhas, entre elas, escolher viver, fazer partir, ir, deixar acontecer, respirar, sonhar e pronto, o resto virá. Do fundo do poço ou da pedra preta, certamente jamais haveremos de ficar lá para sempre.

Talvez o sofrimento seja mesmo uma questão de escolha, dizem que Renato Russo dizia, a dor é inevitável, mas sofrimento é opcional, talvez seja mesmo por aí, é quando você decide que a dor não irá mais te afetar, você pode sentir, mas pode escolher chorar ou sorrir, e quando você toma a sua decisão, pronto, você começa a viver realmente, pois a vida não é feita de escolhas Jaian, mas daquilo que você escolheu, depois de você escolhe, pronto, começa a festa.

O nosso sofrimento pode ser alimentado todos os dias, somos nós quem decidimos o que fazer com ele, se deixá-lo um pouco mais gordo ou se começar a fazer regime, fazer com o que ele desapareça da nossa vida aos poucos, com o tempo, com o trabalho, com o entendimento das coisas, da situação, da vida, dos afetos.

Não importa se no fundo do poço ou na pedra preta, sempre é uma decisão nossa, ver o copo com a metade vazia ou a metade cheia, entender a vida como algo definido ou infinita de possibilidades, só apenas isso, eu decidi viver e amar, o resto, bem, como cantou Cazuza, há sempre todo o resto.



Nenhum comentário:

Postar um comentário