quinta-feira, 8 de agosto de 2013

Por que o nosso status do Facebook é tão importante?

Por que o nosso status do Facebook é tão importante?

Autor – Ronaldo Magella – professor, poeta, escritor, blogueiro, radialista, jornalista e mais nada.

Outro dia uma aluna disse, professor, eu vi que o senhor está namorando, eu vi no Facebook. Sem muita reação apenas a informei a minha realidade civil, solteiro, sozinho e sem muitas esperanças no amor, mas enfim, ela poderia ter falado das minhas crônicas, citações, fotos, mas achou importante o meu status da rede social, e por que isso?

No fundo pouco importa o que fazemos ou deixamos de fazer, quem citamos, as fotos publicadas, claro, se não for nossa, as frases, mas o que preocupa mesmo as pessoas são os nossos relacionamentos, com quem estamos, vamos ficar, com quem estamos a conviver de forma tão íntima, e aí talvez esteja a resposta, pois os relacionamentos são as situações mais íntimas que temos para expor nas nossas redes sociais, por isso o nosso status seja tão importante assim.

No filme A Rede Social, que mostra como surgiu o Facebook, há uma cena importante e que mostra a importância dos nossos status. O  Mark Zuckerberg, criador da rede está lá no computador, quando alguém pergunta sobre uma garota, se ela estava com alguém, o Mark olha em câmera lenta para o cara e pergunta, o que as pessoas mais querem fazer na faculdade, e o cara responde, transar, ele parece que tem insight, paga a mochila e sai correndo, logo em seguida ele vai descobrir a coisa mais importante das redes sociais, os status da nossa vida efetiva, e isso vem desde o pré-histórico Orkut.

Tudo mundo quer saber com quem estamos, se estamos solteiros, sozinhos, casados, viúvos, apaixonados, enfim, querem saber se somos interessantes ou não. Naturalmente pessoas casadas são menos interessantes do que pessoas solteiras, pessoas solteiras são um alvo em potência, e pronto, agora, alguém que altera o seu status de relacionamento no Facebook ganha uma infinidade de comentários e curtidas.

Não é muito de espantar que, quando alguém no adiciona na rede social a primeira coisa que procuramos saber é, se ela está de relacionamento sério com alguém, se está solteira, buscamos ver suas fotos, e pouco ou nada nos preocupamos com suas postagens, a pessoa pode ser uma terrorista, mas isso a gente vai descobrir apenas depois, primeiro status e fotos.


É um mundo carente, quando estamos a todo momento esperando a atenção dos outros, os olhares alheios e mais do que nunca estamos procurando amar alguém, ser amado, queremos alguém que nos proteja do mundo, de nós mesmos, da solidão, da dor, da vida, enfim, eis a nossa maior ânsia e busca, termos alguém, para que enfim possamos descansar em paz. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário