quarta-feira, 10 de julho de 2013

“Quero a minha vida de volta”, a dor da separação

“Quero a minha vida de volta”, a dor da separação
Ronaldo Magella – professor, poeta, escritor, blogueiro, radialista, jornalista e mais nada.
10/07/2013

Uma amiga está vivendo um inferno astral dentro do seu relacionamento, segundo ela o maridão vacilou e agora ela está muito dolorida, como ela mesma me contou, mas em conversa me disse, “quero a minha vida de volta, com a minha rotina, com a minha casa, com tudo que eu tenho direito”. Não é fácil separar, dói, e dói muito, mas sempre é possível pensar e ponderar antes de tomar a decisão final, afinal, o mundo não está fácil, as pessoas não são todas confiáveis e parece que é cada vez mais difícil encontrar uma pessoa interessante e especial para seguir com uma vida em conjunto.  

Verdade que a minha amiga está num momento de dor, ela precisa respirar, digerir o que aconteceu, precisa de tempo pra sentir o impacto, muito embora tenha me dito que já conversou com o marido, ela agora, pelo que me disse, está observando o comportamento dele, já pensou mesmo em jogar tudo pra o ar e mandar o cara se ferrar pra lá, mas parece que chega uma idade em que a gente não pode agir pelo impulso, existem erros e existem acertos, as pessoas podem mudar, elas podem amadurecer, quem não acredito nisso está fadado a sofrer, a ficar na solidão, pois não haverá relação fácil se não houve compreensão e entendimento, aceitação e renúncia.

Muitas vezes também é preciso refletir muito, vou trocar o que pelo que mesmo? Uma amiga também decidiu se separar, nada tão importante para que a decisão fosse tomada, mas ela apenas decidiu separar por não suportar mais alguns hábitos do marido, vai e vem, foi e ficou, pensou melhor e ouviu o conselho de alguém, “mulher deixa de frescura, teu marido é ótimo, e os problemas se resolvem conversando, vai terminar essa relação pra correr atrás de quem ou do que mesmo? Resolve isso e deixa de besteira”, pronto, foi o que ela precisava ouvir para ficar e pensar melhor.

Resolveu conversar. Não que tudo se resolva conversando, mas muitas vezes as pessoas se trancam dentro dos seus sentimentos e erguem muros e barreiras, fazem do silêncio uma arma e pronto, vão definhando, vão sofrendo até não poder mais voltar. Relação seja ela qual for, é preciso ser conversada e dialogada, caso contrário morrerá.

Sei que algumas relações são complexas, alguns erros são ruins de engolir, mas ainda prefiro acreditar que tudo pode ser resolvido quando se quer, se gosta e vale a pena, prefiro acreditar que as qualidades do parceiro e as afinidades podem fazer com que se supere qual problema dentro da relação.

Em conversa com uma amiga ela me contou, deixei dois ex-namorados para lá, o primeiro não me dava atenção, preferia beber a ficar comigo, e o segundo não aceitava meus filhos, sou separada e tenho filhos e sei que nem sempre é fácil alguém na minha situação encontrar uma pessoa que te compreenda e aceite a sua situação.

Acredito que é possível salvar qualquer relação, desde que se tenha em si a intenção para isso. Foi o que uma amiga me disse, quando o companheiro vale a pena, sim, é preferível lutar, ir um pouco mais, conversar, renunciar, fazer valer a pena, mas quando não vale mesmo, então, é melhor deixar para lá.


Nenhum comentário:

Postar um comentário