sábado, 29 de junho de 2013

Quando a relação termina: o espaço do outro


Quando a relação termina: o espaço do outro
Ronaldo Magella – professor, poeta, escritor, blogueiro, radialista, jornalista e mais nada.
27/06/2013

Por que dói tanto quando você termina um relacionamento? Sei que pode haver muitas respostas para essa questão, mas ainda ontem vim perceber e focar apenas numa, a questão que o outro ocupa na tua vida e quando ele vai embora esse espaço fica vazio e você não sabe como preencher num primeiro momento, por isso tanto sofrimento.

Tenho conversado com pessoas que tiveram seus relacionamentos terminados recentemente e percebo que essa presença do outro em suas vidas é talvez o que cause mais sofrimento, quando você tinha uma rotina, alguém pra quem ligar, conversar, fazer sexo, sair, fazer planos, e de uma hora para outra isso termina, termina sem dizer adeus, sem que se possa entender ou se esteja preparado, é uma dor trágica.

Vi pessoas chorando no meio da rua ao ouvirem uma música, vi gente sem ânimo para sair de casa, tomar até banho, vi gente que perdeu 15 quilos, vi pessoas com raiva, chateadas e magoadas, vi vem gente de cabeça baixa e pensativa no meio dos amigos, meio que a vida me levou para junto dessas pessoas para que eu pudesse também compartilhar com elas alguma coisa do que estava vivendo.

A sensação que tenho é que todo mundo sofre da mesma coisa, até entendo que cada caso seja um caso, que cada relação é um pouco diferente, mas também percebo que os sentimentos são todos iguais e estão todos ali, culpa, raiva, mágoa, tristeza, decepção, e talvez o pior de todos, querer entender o que não se pode ser entendido, se alguém não te quer mais, não adianta querer quebrar a cabeça procurando respostas, é como um amigo meu disse, se ele decidiu, então tá decidido.

Ainda ontem eu conversava com uma amiga que está no auge do fim do seu relacionamento, no seu momento crítico. Ela estava com um cara, legal, tudo bem, em paz, de boa, como se diz por aqui, e o cara foi viajar, passar quatro dias fora, e quando voltou, pronto, anunciou o fim do relacionamento, já está com outra e diz que é pra valer, não quer mais voltar, decidiu, tá decidido.

E a minha amiga não se conforma, acha que ele está confuso, ela ainda tem esperança, mas também está furiosa, além de magoada e triste, sem comer, pois acha que foi altamente traída em todos os aspectos, e claro, acima de tudo, está querendo entender, o que talvez não tenha nada pra ser entendido, foi uma decisão do cara, ele está com outra, foi embora, se vai voltar? Não sei, o que resta é aceitar e deixar o tempo correr, sei que dói, dói muito, mas a gente não manda em pessoas, coisas a gente conserta, compra outra, mas pessoas a gente não consegue trazer de volta quando elas não querem mais.

Minha amiga também concordou comigo sobre a questão do espaço do outro, me disse que iria viajar, passar uns dias fora, distanciar-se do ambiente, viver outras coisas. Não é fácil perder alguém assim, mas acontece, faz parte, é preciso ter força e coragem para seguir adiante, continuar ainda, pois se ficarmos em casa, nada irá nos acontecer.

Foi o que disse a uma amiga que saiu de um relacionamento de sete anos, chame-a para sair, ela me disse estou meio sem ânimo, eu lhe disse, ânimo a gente encontrar, já oportunidades, essas são raras, e você ficando em casa não está ajudando o futuro a acontecer, vamos lá, e ela acabou indo.


Nessas horas a gente precisa deixar a vida acontecer e nada melhor do que sair e viver o que ela, a vida pode nos oferecer. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário