quinta-feira, 27 de junho de 2013

Precisa-se de um companheiro

Precisa-se de um companheiro
Ronaldo Magella – professor, poeta, escritor, blogueiro, radialista, jornalista e mais nada.
27/06/2013

Uma amiga me disse, meu marido é ótimo, bom pai, ótimo profissional, não falta nada em casa, é bom de cama, por ele a gente não sairia da cama, mas ela é péssimo como companheiro, resultado, eu me apaixonei por outra pessoa, mas isso deu outro nó na minha vida.

E com uma história assim, sempre vem me a pergunta, por qual motivo mesmo a gente se relaciona com as pessoas, por que namoramos, casamos, temos amigos? A sensação que tenho é a de que a gente precisa de ajuda mútua, que é o que chamamos de companheirismo, alguém que nos ajude e alguém a quem possamos ajudar a suportar os aperreios da vida.

Como a minha amiga me contou, sexo, dinheiro, casa, estabilidade, essas coisas são importantes, mas é preciso ainda amizade, afeto, companhia, estar junto, presente, do lado, ser mais do que o comedor, o provedor, é preciso colocar o lixo pra fora, consertar a tv, buscar o pão, arrumar a casa, tirar as roupas do varal, resolver os problemas, ser um ombro amigo pra chorar, compreender, apoiar, entender, aceitar.

E então, ela me conta, mas enfim, acabei me envolvendo com um cara mais jovem, de 22 anos, mas ele ainda é muito infantil, já pedi divórcio ao meu marido no auge de paixão, mas hoje pensei melhor e não vou arriscar a minha vida por um cara mais moço que talvez lá na frente venha a ser pra mim uma dor de cabeça ainda maior, como está dando certo até agora vou ficar com os dois, afinal, meu marido não liga muito pra mim, eis o nó da minha vida.

Depois disso fui perceber como a vida das pessoas é muito complicada nesse campo afetivo, todos nós temos problemas, todos procuramos a felicidade, mas poucos de nós conseguimos nos centrar realmente nessa busca, a gente confunde paixão com amor, sexo com amizade, amizade com tesão e a vida vira uma loucura, falta um norte que nos imprima uma reta correta e segura, mas será que há alguma coisa segura nos dias de hoje?

Segundo Ivan Martins, colunista da revista Época, num futuro ou nos tempos atuais a tendência é vivermos mais de um relacionamento de forma paralela, tenho minhas dúvidas, mas se assim o for minha amiga está no caminho certo, ou seja, já estão dentro dos novos modelos que deverão permear o nosso destino doravante.


De qualquer forma, toda e qualquer relação, penso, deve se basear mesmo nesse princípio da mutualidade do companheirismo, não dá mais pra pensar apenas em sexo, dinheiro, beleza, o mundo ficou muito difícil, as pessoas sozinhas e carentes e precisam cada vez mais de companhia, de pessoas que as possam entender, estarem ali ao lado, enfrentando as coisas da vida, do mundo, da história de cada um, mas que de maridos, esposos, namorados, precisamos de amigos, sem essa relação de poder que muitas vezes impera nas relações, precisamos de pontes e laços e não só apenas de obrigações. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário