quinta-feira, 6 de junho de 2013

O que nos faz voltar?

O que nos faz voltar?
Ronaldo Magella – professor, poeta, escritor, blogueiro, radialista, jornalista e mais nada.
06/06/2013

Dez meses de separação, pouco tempo, é bem verdade, mas na juventude, na adolescência, quando tudo acontece muito rápido, quando se está na faculdade, quando as coisas podem mudar de forma muito ligeira, tudo pode acontecer, as opções são muitas, variadas e constantes, depois desse longo período eles voltaram, depois de dez longos poucos meses.

                Em conversa, minha amiga nos disse que havia separado por conta da distância, não só geográfica, mas outras distância, não as citou, fiquei a imaginá-las, quais podem ser as distâncias que fazem um casal se separar? Será que podem ser as mesmas distâncias que podem os unir? Pelo que pude sentir minha amiga queria dizer que havia distâncias outras, não aquelas medidas por quilômetros, mas aquelas concretas por desejos, horizontes, quando duas pessoas estão no mesmo lugar e olhando para lados opostos.
                Há muitas distâncias que nos impedem de sermos felizes, o orgulho, o interesse, a vaidade, os amigos, a família, os preconceitos, são todas distâncias imensas que precisam ser percorridas e serão ao longo do tempo, mas podem também nunca chegarem ao seu final, mas de qualquer forma, de uma forma ou de outra, elas existem, algumas dentro de nós, como o orgulho, o medo, outra que nos chegam de fora e nos impedem o avanço, os amigos, a família.

                Mas é preciso pensar duas coisas, quando estão dentro de nós, é preciso entender, o tempo passa, a gente muda, cansa, a solidão amarga e a gente percebe que perdeu alguma coisa que não pode mais recuperar. Quando a gente perde alguém pra vida, pela manhã a gente poderia ter dito tanta coisa e não disse, e pronto, pela tarde ela já não existe mais e agora não temos mais como dizer,  vem então a noite da nossa culpa.

                E de outra forma, quando essas distâncias são dos outros, é preciso entender que somos nós quem vivemos, não os outros, somos nós quem sofremos ou sorrimos, não os outros. E novamente, o tempo vai passar, as pessoas vão embora, a gente sempre fica sozinho com o desejo dos outros e não o nosso.

                E voltar? O que te fez voltar, e ela respondeu, pelo único motivo que poderia ocorrer, sentimento, pois quando se gosta, quer, acredito eu, ela me disse, vale a pena tentar uma, duas, três, quatro vezes, quantas foram necessárias. Ela tem razão, pois o contrário também acontece, quando não queremos ou gostamos, qualquer motivo é mais forte do que qualquer outra coisa.


                É isso o que nos faz voltar, sentimentos, de amor, penso, pois esse é o único que jamais passa, todos os demais um dia irão nos cansar e passar, raiva, mágoa, tristeza, indiferença, tudo um dia nos cansa, nos maltrata, mas o amor é o único sentimento que jamais poderá nos fazer cansar, desistir, é o único que nos impulsiona, nos motiva, nos torna felizes, pois amar é bom pra quem ama, feliz de quem ama, imaturo quem quer ser amado, pois é o amor quem nos faz voltar, apenas ele. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário