quarta-feira, 26 de junho de 2013

É preciso haver afinidades para se manter a relação

É preciso haver afinidades para se manter a relação

Ronaldo Magella – professor, poeta, escritor, blogueiro, radialista, jornalista e mais nada.
26/06/2013

Você pode até conviver com uma pessoa diferente de você, e todo mundo conhece um casal água e vinho, mas também é bem verdade que quando não há afinidades, é muito difícil conviver, é preciso muita maturidade para saber respeitar as diferenças, não só aceitar, mas também saber renunciar a si mesmo.
Quando estamos com alguém muito diferente de nós temos que saber renunciar muitas vezes, pois se há diferenças, haverá gostos, caminhos, olhares, sentimentos e várias outras que farão com que alguém da relação saia perdendo um pouco de si para se entregar ao outro, para que o outro seja feliz.
Se assim não o for, sempre haverá brigas e uma eterna insatisfação, sempre haverá um sentimento de vida a desejar, e se chegará a um cansaço, quando o que estiver renunciando mais não suportar mais a convivência.
Já convivi com uma pessoa diferente de mim, e não acho que seja o melhor. Enquanto eu assistia a um filme, ela via novela, eu queria ir ao cinema, ela ficar em casa, eu queria ler livros e conversar sobre eles, ela não tinha o menor interesse para tal, nossas conversas sempre foram sobre o banal, coisas comuns da casa, da vida, não havia empatia de assuntos, interesses em comum, e nesses casos o silêncio muitas vezes é preponderante.
Não que não seja possível conviver numa situação assim, tudo é possível quando se sente e se quer, mas se se pode escolher, melhor que haja uma relação de empatia, é preciso que haja compatibilidade, nem sempre o dinheiro e o sexo irão resolver e trazer felicidade, convivência requer diálogo, afinidade, empatia.
Acredito que um casal com afinidades tenha mais alegrias, pois fazem coisas juntos, tem programas juntos, gosto parecidos e podem se encontrarem um no outro, mas como disse acima, é possível também conviver com o diferente, mas é preciso coragem.
Há quem diga que é bom ter alguém diferente ao lado para que possam viver coisas novas, a grande questão é, quem irá renunciar e até quando irá suportar ter sempre que ceder? Na teoria funciona, pois é como dizem, sempre um irá propor a sua rotina, mas na prática sempre acaba perdendo.
Logo, pelo que aprendi, acredito que ainda é preciso que haja afinidades, semelhanças, se assim já tá difícil, imagine com o contrário, mas enfim, cada caso é um caso.


Nenhum comentário:

Postar um comentário